quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ANO NOVO CHINÊS - A LENDA DE NIAN

O mais antigo e mais importante festival na China é chamado Festival da Primavera. Muitas pessoas o chamam de Ano Novo Chinês. Este é um momento de muita alegria para milhões de chineses em todo o mundo. Segundo a tradição chinesa, para sepreparar para o Ano Novo, devemos limpar nossa casa, pagar nossas dívidas, cortar os cabelos e comprar roupas novas.


Na china é costume decorar as casas com ideogramas declarando o desejo de paz e boa sorte para o próximo ano. Na véspera do Ano Novo, os chineses costumam iluminar as suas casas e reunir a família para um jantar em que são servidos alimentos especiais. A maioria das pessoas fica acordada até tarde da noite e soltam fogos para afastar os maus espíritos. Outra tradição é a entrega de pacotes decorados com papel vermelho contendo envelopes com dinheiro em seu interior.

O Festival da Primavera celebra a volta da vida à Terra e o início do período de plantio. Os chineses usam um calendário lunar, por isso, a data do Festival da Primavera muda a cada ano. Ela ocorre em algum momento entre o fim de Janeiro e o início de Fevereiro. Em 2011, essa data ocorrerá no dia 03 de Fevereiro e será comemorado o início do Ano do Coelho.

A LENDA DE NIAN

Há uma velha lenda sobre “Nian”, que significa Ano ou Ano Novo, que explica a origem do Ano Novo chinês ou Festival da Primavera como é chamado e celebrado na China. Diz a lenda que há muito tempo as pessoas de uma aldeia chinesa foram aterrorizadas por um monstro chamado "Nian", que vinha à aldeia, uma vez por ano no início da Primavera para exigir um sacrifício humano, uma criança para ele comer. Ano após ano ele voltava, e ano após ano, as pessoas entregavam as suas crianças para serem devoradas pelo monstro.

Um certo dia, eles decidiram que deixariam de apresentar a sua terrível oferenda. Eles haviam descoberto que Nian era na realidade muito covarde e tinha medo de ruídos altos e cores vivas. Então, eles compraram muito papel vermelho para decorar as portas de suas casas, escreveram nesses papeis palavras desejando sorte e prosperidade. Em seguida, cobriram os papeis com panos negros e com muitos fogos de artifícios ficaram esperando Nian aparecer na noite de Réveillon.

À meia-noite, Nian novamente voltou à aldeia, para a sua habitual procura por uma criança para comer. De repente alguns dos aldeões correram em sua direção, tocando gongos, tambores e címbalos, enquanto outros retiravam os panos negros descobrindo os papeis vermelhos sobre as portas das casas. Então, os homens soltaram os fogos de artifício, fazendo um barulho ensurdecedor.

O Nian, aterrorizado e perplexo pelas cores e ruídos, desviou-se da aldeia e fugiu deixando-os em paz por mais um ano. Então, eles celebraram com uma grande festa convidando toda a aldeia. Desde então, para evitar que Nian retorne para reclamar outra vítima, todos os anos os chineses de todas as aldeias na China, celebram o Ano Novo com muitos fogos de artifício e alegorias feitas com papel colorido onde predomina o vermelho.
Postado por Lucia de Belo Horizonte / MG - SITE:http://astrologiachinesa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

AS 10 MAIS ACESSADAS DAS ÚLTIMAS SEMANAS - OBRIGADO POR VISITAR NO SITE!!!

Prof. Marcelo Sena

Prof. Marcelo Sena
Sifu Marcelo Sena - especialista em Garra de Águia

Premio DEZ 2007

Premio DEZ 2007
Apenas os melhores nesta noite receberão a premiação