segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

ANO NOVO CHINÊS 2017 - GALO DE FOGO

O Ano Novo Chinês é a festividade mais importante para os chineses. Também é conhecido como o Ano Novo Lunar Chinês porque a sua data é determinada pelo calendário lunar e, geralmente, comemora-se no final de janeiro ou de fevereiro, já que varia a cada ano. A celebração do Ano Novo Chinês dura 15 dias, durante os quais são seguidos inúmeros rituais e tradições.
celebrações do ano novo chines
Na véspera do Ano Novo, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.

A cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a predominante durante as comemorações do Ano Novo. O vermelho simboliza a transformação, o movimento e a vida, por isso, as mulheres usam um vestido novo nesta cor para atrair a sorte e o amor ao longo do ano. Além do vermelho, o amarelo, o roxo e o dourado também são consideradas cores auspiciosas, pois segundo os chineses, atraem a riqueza e a prosperidade.

Durante as festividades do Ano Novo Chinês, as pessoas acendem lanternas vermelhas e penduram-nas diante da porta principal durante 15 dias. É lançado fogo de artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias. Na noite da véspera, é servido o último jantar do ano no qual a família se reúne para a refeição de encerramento do ciclo anual. Na última noite do ano são preparados pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte, riqueza e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o talharim (macarrão) que simboliza a longevidade. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou pratos vermelhos.

No primeiro dia do ano é comum as crianças e os solteiros da casa serem presenteados pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com um envelope vermelho com dinheiro. Este envelope é oferecido com propósitos auspiciosos. Em algumas zonas da China o envelope vermelho é oferecido na última noite do ano pelo homem mais velho da família aos outros homens, mas só pode ser aberto depois de entrar o novo ano. O ato de entregar o envelope vermelho (hong bao) representa a generosidade e o desejo de boa sorte.

Os chineses têm também a tradição de escrever os seus desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e pendurá-los na porta de entrada. Para os chineses, o preto representa a água e a sabedoria; o vermelho representa o fogo e o sucesso.

Nas ruas é costume ver-se outras celebrações muito importantes como a Dança do Dragão e a Dança do Leão. A Dança do Dragão é uma das atrações mais aguardadas. Os chineses acreditam que a coreografia realizada com a ajuda de aproximadamente 20 pessoas, ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação. A Dança do Leão tem o objetivo de atrair prosperidade e sorte durante todo o ano.

Fonte: http://www.mariahelena.pt/pages/celebracoes-do-ano-novo-chines

Nenhum comentário:

AS 10 MAIS ACESSADAS DAS ÚLTIMAS SEMANAS - OBRIGADO POR VISITAR NO SITE!!!

Prof. Marcelo Sena

Prof. Marcelo Sena
Sifu Marcelo Sena - especialista em Garra de Águia

Premio DEZ 2007

Premio DEZ 2007
Apenas os melhores nesta noite receberão a premiação