Academia

NOSSA MISSÃO
Nossos atletas em treino de alto rendimento 


A Academia Shaolin Kung Fu Garra de Águia, tem uma estrutura bem organizada, localizada na Cidade de Parnamirim onde fica a Matriz, nossas aulas/treinos tem como base a disciplina da arte marcial chinesa que a anos integra a humanidade como uma filosofia de vida em formação do caráter de seus praticantes.
Sabemos que cada pessoa tem uma particularidade, a forma de aprendizado e seu desenvolvimento, portanto ensinamos a técnica de acordo com as suas habilidades e melhorando-as com a pratica constante.

Nosso treino vai de acordo com a capacidade de cada aluno (cada um tem seu limite). Muitos procuram a pratica como esporte outros somente desejam manter a forma física e terapêutica, num ambiente agradável as aulas são feitas em grupo, treinamos a técnica ensinada de forma fácil e praticada conforme o aluno desenvolver suas habilidades. A técnica menorizada para um bom aprendizado (por isso que existem os Katis(formas), pois com a pratica e que teremos a perfeição dos movimentos.
Nossa missão e fazer com que todos possam praticar o Kung Fu com respeito mutuo, não ensinamos a brigar, e sim, a luta de forma tradicional, lutar para a vida, por conquistas interpessoais.



NOSSA VISÃO

Nossas academias tem toda uma estrutura para treinos de alto nível, proporcionando ao aluno/atleta condições de treinamento adequado, nosso quadro de instrutores bem treinados e com experiencia em varias competições como: Campeonatos estaduais, interessados, Norte Nordeste, Brasileiros, Sul americanos e Pan americano de Kung Fu.
Oferecer conforto aos nossos alunos/atletas que eles sintam a vontade para a prática do Kung Fu.

Temos uma grade de aula especial para cada tipo de aluno e temos turmas para Homens e mulheres, turmas para crianças Kung Fu Kids.

O MELHOR PARA NOSSOS ALUNOS/ATLETAS


Aulas de Boxe Chinês

Para oferecer aos nossos alunos uma constante atualização técnicas do Kung Fu Tradicional, Os alunos poderão fazer cursos de técnicas complementares e Katis especiais tanto kung-fu Fu Tradicional como Wushu.
Com a promoção de seminários e acompanhamento técnico feito em nosso estado, para garantir que os alunos/atletas do RN tenham o melhor acompanhamento possível.

GRADUAÇÃO E DIPLOMAS
Todas os exames de graduação são realizados pela Associação Shaolin Kung Fu do RN são feitas com supervisão geral do Sifu Marcelo Sena. Assim eles garantem o nível de ensino dado aos alunos do Rio Grande do Norte.
Os alunos recebem seus diplomas assinados por seus professores do RN e pelo Sifu Marcelo Sena, com autorização da Federação Kung Fu Tradicional do RN e entidade internacional de ensino. Assim eles tem sua graduação válida em qualquer lugar do mundo.

ESTRUTURA FÍSICA

Nossa academia oferecer conforto, com um ambiente saudável aos que participam dela.

O espaço de luta é higienizado antes de todos as aulas. Os Banheiros são higienizados diariamente.
Além de toda uma estrutura de treinos profissional:
Equipamento para treinos de fortalecimento e agilidade
2 Bebedouros com água mineral
2 banheiros (masculino e feminino)
Tatames em todo salão de treinos
8 Sacos de pancadas
3 Bolas teto solo
Cordas para exercícios
Cama elástica
Manoplas (Boxe Chinês)
Pará-chutes (Boxe Chinês)
Luvas de foco (Boxe Chinês)
Protetores genitais, tórax, caneleiras e capacetes com grades (treinamentos de contato)
Luvas de Kuoshu e boxe
Armas de treino Kung Fu (lanças, bastões, fações, espadas)
Modjong (boneco de treino)
Caixa Primeiros socorros
Estantes para guardas volumes
Aulas de campo (ginásios e locais pré determinados)
Centro de treinamento - (Parnamirim e Natal)
Tudo isso para oferecer aos alunos/atletas total condições de treino.

A EQUIPE TÉCNICA ASKF/RN
A ASKF Garra de Águia do RN - WANG WU Coordenado pelo Sifu Marcelo Sena - é formada por profissionais acima de tudo por amigos que acreditam nos nossos seus potenciais, são instrutores, professores, gestores, alunos e amigos de outras áreas, somam resultados ao longo do anos com determinação e respeito e assim nossa escola trabalha com uma visão muito além, conhecida nacionalmente em organização de eventos no estado.
Fundador e coordenador: Sifu Marcelo Sena
Supervisão: Iata Anderson
Logística: Eliel Salustino
Gestor: Instrutor Jonatha Maiko
Gestor: Instrutor Messias Antônio
Gestor: Instrutor Madson Sena
Gestor: Instrutor Marcos Duarte
Instrutor assistente: Reinald de Moura


OS ESTILOS DE KUNG FU

GARRA DE ÁGUIA

Kung Fu Garra de Águia - 鷹 爪 翻 子 門


lendário General Yuè Fēi
O estilo Garra de Águia (Ying Jau Fan Zi) caracteriza-se por golpes rápidos, saltos, garras e torções que representam a águia em sua força e agilidade. Possui técnicas de combate, Tou Lou (formas e sequências simulando uma luta), Toi Chak (aplicação combinada de técnicas entre parceiros), resistência física, o uso de armas como bastão, facão, lança, punhal, etc.

Histórico do Estilo
O estilo Garra de Águia (Ying Jau - 鷹爪) tem sua origem no norte da China, onde foi arduamente treinado pelas tropas do lendário General Yuè Fēi (岳飛, em cantonês: Ngok Fei), fundador do estilo.

Yuè Fēi nasceu em uma família de agricultores em 24 de março de 1.103 na província de Henan. Órfão de pai, foi educado por seu padrinho Chow que, além das matérias escolares, lhe ensinou técnicas de Kung-Fu que aprendeu no Templo de Shaolin. Dentre os treinamentos de Yuè Fēi, faziam parte: arquearia, lança, práticas internas de Qi Gong e técnicas de chaves e torções (Qín Ná - 擒拿), que foram incorporadas no estilo que criara, o Garra de Águia.

Após tornar-se general, Yue Fei venceu diversas batalhas, tornando-se ícone de lealdade e força. A ele também é atribuída a criação das modalidades internas Xingyiquan (形意拳) e Baduanjin (八段錦), usadas para a saúde, resistência e força de seus oficiais. A grandeza do general despertou a inveja de muitos. Sofreu calúnias e foi injustamente condenado à morte em 1.143. Após executado, seus soldados foram perseguidos e por isso mantiveram-se no anonimato. O estilo Garra de Águia só foi novamente revelado mais tarde pelo Monge Lai Chyun, que uniu suas técnicas à do estilo que praticava, o Fan Zi Kyun (翻子拳 - Punho Giratório), que se caracteriza por ataques e defesas rápidas com os punhos.

Hoje em dia, o Garra de Águia é praticado em países como Brasil, EUA, Grécia e China. Foi implantado no Brasil na década de 70 pelo Mestre Li Wing Kay e vem sendo amplamente difundido desde então por nomes como Mestre Edilson Morais. Como resultado, é atualmente um dos estilos mais praticados com representação em vários estados. A Liga Garra de Águia de Kung Fu vem desenvolvendo varias atividades juntamente com seus filiados(campeonato, torneio, cursos de formação entre outros).



CARACTERÍSTICAS DO GARRA DE ÁGUIA
O Garra de Águia, combina velocidade e força com graça e beleza, através de movimentos fluídicos e circulares, permite a definição, tonificação e fortalecimento de todo o corpo. A utilização de socos, golpes com palma, chutes e rasteiras é característica do estilo, bem como saltos e acrobacias. É baseado em técnica de chaves, agarramentos em pontos de pressão e imobilização das articulações, utilizando para este fim a teoria do Yin e Yang - força suave e dura. Isto habilita o praticante a defender sua integridade física, independentemente do tamanho ou força do oponente. Também é desenvolvido um extenso trabalho com armas tradicionais chinesas (bastão, nunchaku, espada, lança, entre outras). Cada arma oferece uma contribuição diferente para a prática da defesa pessoal e para o desenvolvimento da coordenação corporal.

ALGUNS BENEFÍCIOS
Controle do peso corporal
Melhor resistência física e mobilidade articular
Melhor força muscular
Diminuição da pressão arterial
Desenvolvimento da disciplina e cidadania
Desenvolvimento da concentração
Espírito de grupo
Senso de liderança
Melhor flexibilidade psico social
Aumento da alta estima
Aumenta o bem estar, fase escolar.
Aumento da coordenação motora
Concentração
Disciplina
Respeito e confiança
Defesa pessoal

Principais movimentos

"JAU" (Agarrar),
"DA" (Golpear),
"KUM" (Pegar),
"NA" (Estrangular),
"FAN GUN" (Separar Tendões),
"CHO GWAT" (Deslocar as Articulações),
"DIM YUET" (Atingir Precisamente os Pontos de Pressão),
"BAAI HEY" (Parar de Respirar),
"SIM GIN" (Esquivar)
"TUN NOH" (Saltos e Usar a força do adversário).

Juramento

1. Eu me comprometo a treinar o corpo e o espírito para a paz.
2. Eu me comprometo a reverenciar nossos ancestrais e a respeitar mestres, professores e colegas.
3. Eu me comprometo a não ser falso e seguir o caminho da verdade.
4. Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento físico, mental e espiritual.
5. Eu me comprometo a ser paciente e humilde, galgando um a um os degraus do conhecimento.
6. Eu me comprometo a contribuir para que o nosso meio não ofereça abrigo aos mal intencionados.
7. Eu me comprometo a respeitar as demais filosofias e artes-marciais.
8. Eu me comprometo a zelar pelo devido respeito ao Kung Fu.
9. Eu me comprometo a ser um exemplo vivo da filosofia e da ética dos mestres.
Termos em Chinês
A língua oficial na China é o mandarim, porém, existem diversos dialetos regionais. Os chineses que trouxeram o Kung Fu para o ocidente eram em sua maioria vindos de Hong Kong, cujo dialeto é o cantonês. Os termos usados no garra de águia costumam estar em cantonês.

Cantonês Mandarim

Contagem (1 a 10):
1 = Yat 一
2 = Yih 二
3 = Saam 三
4 = Sei 四
5 = Ngh 五
6 = Luhk 六
7 = Chat 七
8 = Baat 八
9 = Gauh 九
10 = Sahp 十
Pronúncia

Termos:
Escola tradicional Garra de Águia: yīng jáau jeng jūng, 鷹爪正宗
Forma (kati): Tou lou 套路
Treino em dupla: Doi Chak 對拆

5 Posições Básicas (Ngh Bou Jing 五步型):
1 - Cavalo: Ma Sek, 马式
2 - Arco-e-flecha: Kung Sek, 弓式
3 - Gato: Ding Sek, 丁式
4 - Ajoelhada: Choh Pun Toi, 坐盘腿
5 - Rasteira: Pūk Toi, 仆腿

Comandos:
Atenção: Jyu yi 注意
Posição Sentido: Lahp jeng 立正
Cumprimentar: Lai 禮
Descansar: Tau sek 唞式

Direções:
- Esquerda: Zo 左 / - Direita: Yauh 右
- Frente: Chihn 前 / - Atrás: Hauh 后
- Centro: Jūng 中 / - Lado: Jāk 侧
- Alto: Seuhng 上 / - Baixo: Hah 下
- Interno: Noi 内 / - Externo: Oih 外

Contagem (1 a 10):
1 = Yī 一
2 = Èr 二
3 = Sān 三
4 = Sì 四
5 = Wǔ 五
6 = Liù 六
7 = Qī 七
8 = Bā 八
9 = Jiǔ 九
10 = Shí 十
Pronúncia
Termos:
Escola tradicional Garra de Águia: yīng zhǎo zhèng zōng, 鷹爪正宗
Forma (kati): tàolù 套路
Treino em dupla: duì chāi 對拆
5 Posições Básicas (wǔ bù xìng 五步型):
1 - Cavalo: Mǎ bù, 馬步
2 - Arco-e-flecha: Gōng bù, 弓步
3 - Gato: Xū bù, 虛步
4 - Ajoelhada: Xiē bù, 歇步
5 - Rasteira: Pū bù, 仆步
Comandos:
Atenção: Zhù yì 注意
Posição Sentido: Lì zhèng 立正
Cumprimentar: Lǐ 禮
Descansar: Xiū​xi 休息

Direções:
- Esquerda: Zuǒ 左 / - Direita: Yòu 右
- Frente: Qián 前 / - Atrás: Hòu 后
- Centro: Zhōng 中 / - Lado: Cè 侧
- Alto: Shàng 上 / - Baixo: Xià 下
- Interno: Nèi 内 / - Externo: Wài 外

O Tai Chi Chuan
Tai chi Chuan ou Taijiquan (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家).
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.
Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa.



A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:
Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快
O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Tradicional Chinesa, revelam o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de Dantian Médio.


Ver Link: http://taichichuannatal.blogspot.com.br



WING CHUN CHEUNG KING KONG

Wing Chun é uma forma de Kung Fu que se originou no sul da China, levado para Hong Kong pelo Grão-Mestre Ip Man. Conhecido pela sua habilidade de luta, foi o principal responsável pela difusão do Wing Chun, onde através de seus alunos, essa arte alcançou notoriedade, não apenas na Ásia, mas em todo o mundo, tornando o Wing Chun uma das formas mais populares da arte marcial chinesa. Em anos mais recentes, tem havido muita atenção da mídia sobre a arte de Ip Man, através da difusão de muitas séries de televisão e exibições cinematográficas, baseadas nos verdadeiros acontecimentos e histórias de nossos Mestres.

Linhagem Ip Man / Cheung King Kong 

Grão-Mestre Cheung King Kong (George) e sua esposa Lee Kui On, uma estrela de cinema em Hong Kong, eram ambos estudantes de Grão Mestre Ip Man. Grão Mestre Cheung, irmão mais novo do Mestre Cheung Cheuk Hing (William), também aluno de Ip Man, foi um dos principais responsáveis pela difusão do Wing Chun na Austrália.

Mestre Teddy Lai conheceu o Grão Mestre Cheung King Kong aos 12 anos de idade, quando estudava no Colégio Wellington de Hong Kong. O Grão Mestre Cheung era professor no colégio e ensinava o Wing Chun de Ip Man depois das aulas. Infelizmente, depois de alguns anos, Grão-Mestre Cheung King Kong ficou doente e, eventualmente, faleceu no ano de 1976. Cheung foi uma grande Mestre de Wing Chun, ajudando a promover o Wing Chun em Hong Kong.

O Gongfu do Mestre Teddy Lai

Considerado hoje em Hong Kong como um dos grande estudioso das artes marciais tradicionais chinesas, Mestre Teddy Lai (Lai Chun Wah), nasceu no dia 4 de julho no ano de 1961 na cidade de Hong Kong, China.

Em sua infância, adorava os filmes de Kung Fu, populares na época, isso o fez ter uma enorme admiração por seus tios que eram mestres artes marciais. Seu tio, Chan Shing Biu era um conhecido Mestre do estilo Choy Lay Fut Lai e o jovem Teddy queria aprender com ele, que pediu aos seus pais autorização para ensiná-lo. Seus pais não o autorizaram, porque tinham receio que o jovem Teddy Lai utilizasse seus conhecimentos para brigar na escola, não mantendo seus treinos somente no ambiente da escola de Kung Fu. Teddy Lai não gostou dessa decisão e ficou bastante chateado.

Com a idade de 12 anos, passou a frequentar secretamente a escola do Mestre de Wing Chun George Cheung (Cheung King Kong), um aluno direto do Grão Mestre Yip Man, e começou a aprender com ele. Quando seu tio Chan Shing Biu descobriu, ficou muito zangado e pediu ao seu sobrinho para parar com seus treinos. Em seguida, foi se encontrar com os pais de Teddy e explicando toda a história os convenceu a deixar que ele próprio o ensinasse.



Deste tempo em diante Mestre Lai passou a aprender os estilos Wing Chun e Choy Li Fut de Kung Fu. Mestre Lai teve uma excelente base de formação e um ótimo e rápido desenvolvimento dentro dos estilos, permanecendo com seu mestre até sua morte. Após a morte de seu tio Sifu Lai passou a treinar sob a tutela do Mestre Chow Wing Tak como seu discípulo no estiloTang Fong Hung Gar. O seu amor pelo Kung Fu tradicional e sua ansia por conhecimento o fez procurar outros renomados mestres como Alex Tse Wing Ming do stilo Taiji Tang Lang e Mestre Hang Ng do estilo Chow Gar Tang Lang (Louva-a-Deus do Sul), além do Mestre Yuen Man Kai do estilo Qi Xin Tang Lang.

Com uma preocupação especial em manter o real estilo tradicional vivo, em Hong Kong Sifu Teddy Lai acabou tornando-se um Mestre bastante reconhecido e respeitado. Assim como muitos de seus alunos que também são Sifus e levam sua linhagem a diversos cantos do mundo.


AS 10 MAIS ACESSADAS DAS ÚLTIMAS SEMANAS - OBRIGADO POR VISITAR NO SITE!!!

Prof. Marcelo Sena

Prof. Marcelo Sena
Sifu Marcelo Sena - especialista em Garra de Águia

Premio DEZ 2007

Premio DEZ 2007
Apenas os melhores nesta noite receberão a premiação