Dança do Leão - 舞獅
A   cabeça é construída de um vigamento de bambu e coberta com papel   colorido que encarna sua forma, dentro da cabeça está um sistema de   alavancas e cordas que permite ao dançarino manipular olhos e orelhas e   preso a parte inferior da cabeça fica uma placa articulada que   representa sua boca. Um longo manto de tecido multicolorido forma o   corpo e rabo (a opção de se usar calças acompanhando o manto). Um Leão   completo pesa em torno de 20 kg.
Durante   uma apresentação, os leões nortistas se parecem com um cão pequinês, e   seus movimentos são muito realistas. Acrobacias são muito comuns, com   proezas como se equilibrar ou se balançar sobre uma bola gigante. Leões   nortistas às vezes aparecem como uma família, com dois grandes leões   "adultos" e um par de "leõezinhos", esse costume é conhecido como: Lar   da Dança do Leão - 狮舞之乡 - shi wu zhi xiang.
No norte, é comum os leões aparecem em pares, são geralmente de cor vermelha, laranja e amarela (às vezes com pelagem verde para a leoa), e de aparência desgrenhada com a cabeça dourada.
Guang dong (廣東)   é o lar da variedade sulista. No sul a dança é de natureza mais   simbólica. Ela é realizada geralmente como uma cerimônia para exorcizar   espíritos maléficos e para invocar sorte e felicidade. O Leão sulista   exibe uma vasta variedade de cores e tem uma cabeça peculiar com grandes   olhos, um espelho na testa e um chifre único no centro da cabeça.
O estilo sulista pode ser subdividido em Fo Shan (Montanha do Buda), Hok Shan (Montanha do Grou), Fo Hok (estilo menor que é quase um híbrido de Fo Shan e Hok Shan), Chow Gar (estilo menor praticado pelos participantes do estilo de Kung Fu da família Chow) e o Qing shi (青獅), Leão Verde - popular entre os Fujianos, Hokkianos e Taiwaneses.
Fo San é o estilo que muitas escolas de Kung Fu adotam. Ele requer movimentos poderosos e resistência quando em espera. O Leão se torna a representação da escola de Kung Fu e somente os estudantes mais avançados podem realizá-lo.
O estilo Hok Shan é mais comumente conhecido como um estilo contemporâneo. O estilo contemporâneo Hok Shan combina uma cabeça de leão sulista com os movimentos do Leão nortista. O estilo Hok Shan tenta reproduzir um aspecto e movimentos mais realistas, bem como performances acrobáticas. Sua cauda curta é também favorita entre as trupes que fazem o salto da baliza (jong).
Quando o Leão entra numa vila ou jurisdição, imagina-se que ele preste seus respeitos ao templo budista local, em seguida aos ancestrais e finalmente atravesse as ruas para trazer felicidade ao povo. Existem três tipos de Leão: o Leão dourado, representando vigor; o Leão vermelho, representando coragem; e o Leão verde, representando amizade.
    
 
Participação de representantes de outros estados, CE e PB além de alunos e professores de outros estilo.
    
 
Mestre Edilson Moraes ao centro e Prof. Marcelo Ramos/SE, Sifu Jucivaldo/BA e prof. Marcelo Sena / RN e alunos Sergipanos - Realizado no dia 31 de maio de 2008 em Aracaju/SE.
http://dancadeleao.blogspot.com/
Mandarin pinyin: Wǔ shī
A  Dança do Leão é uma reconhecida tradição  do folclore Chinês e é parte  importante de uma tradicional escola de  Kung Fu. É parte essencial das  festividades e comemorações chinesas e  tem grande importância em  eventos como Aberturas oficiais de jogos,  recepções aos governantes,  casamentos, inaugurações de negócios etc.  Geralmente é realizada por  escolas de Kung Fu nesses tipos de eventos  para espantar os maus  espíritos, trazer muita sorte, felicidade e  prosperidade.
A  Dança do Leão representa o espírito de  uma escola de Kung Fu,  realizada por seus membros. Nenhuma escola  tradicional de Kung Fu é  considerada completa sem uma equipe de Dança do  Leão. Juntamente com a  arte marcial, a Dança do Leão vem sendo passada  de mestre para  discípulo há séculos. As habilidades necessárias para as  apresentações  incluem força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, e a  habilidade  de visualizar e improvisar movimentos expressivos. A pesada  cabeça do  leão requer um praticante com braços e ombros fortes, e a  movimentação  de pernas incluem as mais variadas posturas e chutes do  Kung Fu. A  pessoa que fica na cauda permanece com as costas inclinadas a  maior  parte do tempo, o que requer pernas e costas muito fortes. 
A História
A  Dança do Leão tem uma história muito  longa. O primeiro registro de uma  apresentação de uma forma arcaica de  Dança do Leão data das dinastias  Qin - 秦 e Han - 漢   (300 A.C.). Entretanto existem muitas diferentes história e mitos  sobre  como e quando se originou, e não existem registros históricos  exatos  sobre seu nascimento.
1 - O sonho do Imperador
Uma das histórias mais populares coloca a origem da Dança do Leão na dinastia Tang - 唐   (618 - 907 d.C.). De acordo com a lenda, o imperador da época teve um   estranho sonho numa noite. Neste sonho, uma estranha criatura (leão)   salvou sua vida e o levou para um lugar seguro. No dia seguinte,   desejando saber que criatura era aquela e qual o significado de seu   sonho, o imperador reuniu seus ministros e descreveu seu sonho. Um deles   explicou ao imperador que aquela estranha criatura era semelhante a um   animal do ocidente (leão). O Imperador ordenou que construíssem  figuras  representando esse animal “mítico”, começaram então a esculpir  Leões  para as entrada dos palácios, pinturas de Leões nas paredes, e   confeccionar trajes e fantasias para representar esse animal em   espetáculos para a corte imperial e por ter salvado sua vida em seu   sonho, o Leão se tornou símbolo de sorte, felicidade e prosperidade.
2 - O monge que guia  
Outra  história conta sobre um leão que  freqüentemente aterrorizava uma  pequena vila na China. Para cessar com  os ataques da besta, os  moradores se juntavam batendo potes e panelas  para fazer um barulho tão  alto que espantasse a fera. Ainda se conta que  alguns moradores da  vila se vestiam com uma fantasia que parecia um  leão. Eventualmente  seus truques funcionavam e o leão desaparecia. Outra  versão dessa mesma  história conta que os moradores não sabiam como  parar os ataques do  leão, então foram consultar um monge budista para  obter ajuda. Este  monge teria domado o leão, que passou a ser o protetor  da vila. O Monge  é geralmente representado pelo Buda com cabeça grande  (Dà Tóu Fó - 大頭佛), visto nas apresentações de Dança do Leão do Sul da China.
3 - A Deusa da Misericórdia  
Esta  outra versão é considerada mais  mitológica. Ela conta que o Leão  nasceu no Céu. A lenda diz que o animal  era muito travesso e pregava  peças, portanto criava muitos problemas  para todos. Numa ocasião ele  resolveu pregar uma peça no Imperador de  Jade. Por causa de sua  travessura, o Imperador ficou furioso e matou o  leão, cortando sua  cabeça e separando-a do corpo. O Imperador de Jade  então jogou a cabeça  e o corpo do leão na Terra para apodrecer.  Entretanto, não muito  depois deste incidente, Quan Yin - 觀音   (Deusa da Misericórdia) sentiu pena do leão e decidiu ajudá-lo. Com uma   longa faixa vermelha, ela amarrou a cabeça do leão de volta ao seu   corpo e o trouxe de novamente à vida. Essa faixa vermelha aparece até   hoje nos leões chineses e se diz que tem a habilidade de evitar os maus   espíritos. Quan Yin ainda deu ao leão um chifre para lutar e um espelho   para espantar os espíritos ruins.
Importância do Leão
O  leão é parte importante nas celebrações  de ano novo chinês, a dança  também é associada com sistemas sulistas de  Kung fu, que acontecem  desde os dias dos ching – manchu, quando artistas  marciais usavam a  dança como meio secreto para se comunicar, neste  período a dança teve  sua maior fama quando os patriotas chineses  fomentando rebeliões contra  os ching, a dança do leão foi apresentada de  aldeia em aldeia com  disfarce de celebração que na realidade, artistas  marciais  revolucionários estavam trocando informações e arrecadando  dinheiro  revolucionário, nessas apresentações o leão comia a alface, que   continha dentro de suas folhas dinheiro e/ou informações.
O Leão é tradicionalmente considerado como uma criatura guardiã em muitas culturas asiáticas. A dança do leão é realizada em muitas culturas asiáticas, incluindo China, Japão, Vietnã, Coréia, Taiwan e Tailândia, entre outros, cada país possuindo seu estilo e propósitos próprios.
Para o estudante moderno a dança oferece além do folclore chinês exercícios vigorosos, tanto cardiovasculares como muscular, e, sobre tudo trabalho técnico onde oferece a oportunidade de identificar sua escola através de posturas e rotinas, assim o estudante de kung fu vem a conhecer os aspectos das artes marciais chinesas como: o valor das armas tradicionais, as formas mão-vazias, o aspectos sociais como o respeito e a cortesia para com seu Shi fu, irmãos e sociedade.
O Leão é tradicionalmente considerado como uma criatura guardiã em muitas culturas asiáticas. A dança do leão é realizada em muitas culturas asiáticas, incluindo China, Japão, Vietnã, Coréia, Taiwan e Tailândia, entre outros, cada país possuindo seu estilo e propósitos próprios.
Para o estudante moderno a dança oferece além do folclore chinês exercícios vigorosos, tanto cardiovasculares como muscular, e, sobre tudo trabalho técnico onde oferece a oportunidade de identificar sua escola através de posturas e rotinas, assim o estudante de kung fu vem a conhecer os aspectos das artes marciais chinesas como: o valor das armas tradicionais, as formas mão-vazias, o aspectos sociais como o respeito e a cortesia para com seu Shi fu, irmãos e sociedade.
Dança fora-da-lei
Durante  os anos 1950-60 em Hong Kong,  pessoas que se juntavam às trupes de  dança do leão tinham perfil de  bandidos e havia muitas brigas entre  trupes de dançarinos e escolas de  Kung Fu. Os pais tinham medo que seus  filhos se juntassem à trupe de  dança do leão por causa da associação  "criminosa" de seus membros.  Durante festivais e performances, quando  trupes de dança do leão se  encontravam, havia brigas entre os grupos.  Alguns truques acrobáticos  eram utilizados para que o leão "lutasse" e  nocauteasse outros leões  rivais. Os participantes chegavam mesmo a  esconder adagas em suas roupas  e sapatos, as quais podiam ser usadas  para ferir as pernas de outros  dançarinos, ou mesmo colocavam um chifre  de metal na testa do leão, o  qual podia ser usado para golpear a  cabeça de outros leões.
A violência chegou a tal ponto que o governo de Hong Kong teve de proibir completamente a dança do leão. Agora, como em muitos outros países, as trupes de dança do leão devem obter uma autorização das autoridades para poder realizar a dança. Embora ainda haja certo grau de competitividade, as trupes tornaram-se bem menos violentas e agressivas. Hoje, a dança do leão é uma atividade muito mais voltada para os esportes e a recreação do que a representação de um determinado modo de vida.
A violência chegou a tal ponto que o governo de Hong Kong teve de proibir completamente a dança do leão. Agora, como em muitos outros países, as trupes de dança do leão devem obter uma autorização das autoridades para poder realizar a dança. Embora ainda haja certo grau de competitividade, as trupes tornaram-se bem menos violentas e agressivas. Hoje, a dança do leão é uma atividade muito mais voltada para os esportes e a recreação do que a representação de um determinado modo de vida.
O Leão
Estrutura  
A   cabeça é construída de um vigamento de bambu e coberta com papel   colorido que encarna sua forma, dentro da cabeça está um sistema de   alavancas e cordas que permite ao dançarino manipular olhos e orelhas e   preso a parte inferior da cabeça fica uma placa articulada que   representa sua boca. Um longo manto de tecido multicolorido forma o   corpo e rabo (a opção de se usar calças acompanhando o manto). Um Leão   completo pesa em torno de 20 kg.
Estilos diferentes e tipos de leões.
Os dois tipos mais populares de dança do leão na cultura chinesa.
Os dois tipos mais populares de dança do leão na cultura chinesa.
Leão do Norte
A dança nortista se originou nas regiões setentrionais da China onde fica sua capital, Beijing (北京) e a “cidade proibida”, era usada para o entretenimento da corte imperial.
Durante   uma apresentação, os leões nortistas se parecem com um cão pequinês, e   seus movimentos são muito realistas. Acrobacias são muito comuns, com   proezas como se equilibrar ou se balançar sobre uma bola gigante. Leões   nortistas às vezes aparecem como uma família, com dois grandes leões   "adultos" e um par de "leõezinhos", esse costume é conhecido como: Lar   da Dança do Leão - 狮舞之乡 - shi wu zhi xiang.No norte, é comum os leões aparecem em pares, são geralmente de cor vermelha, laranja e amarela (às vezes com pelagem verde para a leoa), e de aparência desgrenhada com a cabeça dourada.
Leão do Sul  
Guang dong (廣東)   é o lar da variedade sulista. No sul a dança é de natureza mais   simbólica. Ela é realizada geralmente como uma cerimônia para exorcizar   espíritos maléficos e para invocar sorte e felicidade. O Leão sulista   exibe uma vasta variedade de cores e tem uma cabeça peculiar com grandes   olhos, um espelho na testa e um chifre único no centro da cabeça.O estilo sulista pode ser subdividido em Fo Shan (Montanha do Buda), Hok Shan (Montanha do Grou), Fo Hok (estilo menor que é quase um híbrido de Fo Shan e Hok Shan), Chow Gar (estilo menor praticado pelos participantes do estilo de Kung Fu da família Chow) e o Qing shi (青獅), Leão Verde - popular entre os Fujianos, Hokkianos e Taiwaneses.
Fo San é o estilo que muitas escolas de Kung Fu adotam. Ele requer movimentos poderosos e resistência quando em espera. O Leão se torna a representação da escola de Kung Fu e somente os estudantes mais avançados podem realizá-lo.
O estilo Hok Shan é mais comumente conhecido como um estilo contemporâneo. O estilo contemporâneo Hok Shan combina uma cabeça de leão sulista com os movimentos do Leão nortista. O estilo Hok Shan tenta reproduzir um aspecto e movimentos mais realistas, bem como performances acrobáticas. Sua cauda curta é também favorita entre as trupes que fazem o salto da baliza (jong).
Quando o Leão entra numa vila ou jurisdição, imagina-se que ele preste seus respeitos ao templo budista local, em seguida aos ancestrais e finalmente atravesse as ruas para trazer felicidade ao povo. Existem três tipos de Leão: o Leão dourado, representando vigor; o Leão vermelho, representando coragem; e o Leão verde, representando amizade.
Outros tipos de leão
Três  outros tipos famosos de leão são  identificados como: Liu Bei, Guan Yu e  Zhang Fei. Eles representam  personagens históricos da dinastia Shu Han  (蜀漢), registrados no clássico Romance dos Três Reinos 三國 (San Guo - 280-220 A.C.):
劉備 - Liu Bei (161 – 223 A.C.), Foi regente (221-223 A.C.) do reino de Shu (蜀),   mais velho dos três, reputado por sua inteligência e possuidor de um   caráter muito doce. O Leão de figura branca tem uma cara amarela, cauda   multicolorida e pelagem branca. Ele é descrito como um sábio usado  pelos  mestres das escolas de Kung Fu.
關羽  - Guan Yu  (160–219 A.C.) Foi um talvez o maior general da china,  conhecido por seu  extraordinário domínio da técnica marcial, valentia e  coragem assim  como pela devoção a amizade é descrito como o mais nobre  dos leões,  usado mais comumente em cerimônias. O Leão tem uma cara e  cauda  vermelha, e pelagem negra. 
張飛  - Zhang Fei  (168 -221 A.C.) Também general é um dos “cinco generais  tigres”, irmão  de Liu Bei e Guan Yu por pacto de sangue, muito forte na  prática do Kung  Fu, feroz e igualmente corajoso, mas dotado de um  espírito simples e  rude é descrito como o leão mais agressivo, usado  por jovens mestres que  desejam provar o próprio valor. O Leão tem cara,  cauda e pelagem  negras.
Um sinal de desafio
Por ocasião de diversas cerimônias, quando  os Leões de duas escolas  diferentes deparam-se na rua, é costume que  eles abaixem a cabeça e que  o ritmo dos tambores que os acompanham  diminua, em sinal de saudação  amigável. Assim as duas escolas,  simbolizadas aqui por seus respectivos  Leões, se cruzam em paz. Se num  momento qualquer acontece que a cabeça  de um dos Leões fique levantada e  que o ritmo do tambor se acelere, é  um sinal de desafio que pode ser  seguido por afrontas violentas até a  destruição completa de um dos  Leões.
Normalmente é o Leão Preto que chama pro desafio, o vermelho costuma aceitar facilmente, mas tem uma postura mais marcial (não costuma chamar para o combate), já o Leão branco e os coloridos são mais pacíficos e por isso são chamados de Leões auspiciosos.
Normalmente é o Leão Preto que chama pro desafio, o vermelho costuma aceitar facilmente, mas tem uma postura mais marcial (não costuma chamar para o combate), já o Leão branco e os coloridos são mais pacíficos e por isso são chamados de Leões auspiciosos.
As Rotinas
Durante a execução das rotinas, o dançarino demonstra o quanto sua escola é hábil e conhecedora de técnicas de kung fu.
Todas as rotinas começam com abertura de cerimônia da boa sorte ao se curvar, no próximo ato o leão caminha em um circulo grande enquanto cheira o ar, arranha o chão, se coça ou se lambe e agindo de forma surpresa (a cabeça do leão fica acima da cabeça do artista enquanto as pernas assumem a postura do gato), os dançarinos mudam sua encenação de acordo com o humor retratado, as pernas do artista debaixo da cabeça representam as pernas do leão.
Todas as rotinas começam com abertura de cerimônia da boa sorte ao se curvar, no próximo ato o leão caminha em um circulo grande enquanto cheira o ar, arranha o chão, se coça ou se lambe e agindo de forma surpresa (a cabeça do leão fica acima da cabeça do artista enquanto as pernas assumem a postura do gato), os dançarinos mudam sua encenação de acordo com o humor retratado, as pernas do artista debaixo da cabeça representam as pernas do leão.
Algumas Rotinas:
Batismo do Leão:  Antes da  primeira dança, o Leão recebe um batismo formal, pinga-se  sangue de galo  nos olhos do leão e amarra-se uma faixa vermelha no  chifre.
Leão dormindo:  essa rotina  é normalmente feita após a cerimônia do batismo, o atleta  fica com os  olhos semi-cerrados, sua perna direita fica a frente da  esquerda  tropeçando de sono e então fica sentado em uma posição  encolhida  enquanto se inicia um balanço de um lado para o outro de  forma lenta  como se o leão estivesse dormindo, de repente abre os olhos  maneja as  orelhas se coça se lambe e a partir daí inicia-se vários  passos e  movimentos com a cabeça.
Leão em vigilância: Leão morde o ar, boceja, caça moscas
Leão coça o rabo:  A cabeça  da mordidas na traseira perseguindo em círculos como se  tivesse  atacados por pulgas, coça debaixo das pernas traseira etc.
Leão saiu da caverna: Representa a saída da caverna dois cavalos com bandeiras ou armas longas.
Leão saiu da caverna: Representa a saída da caverna dois cavalos com bandeiras ou armas longas.
Leão cauteloso: Medroso de possível ataque salta freqüentemente para trás. 
Colhendo verduras - 採青 - cai qing:   Durante o Ano novo chinês, dançarinos do leão de escolas de artes   marciais costumam visitar lojas, o comerciante amarra um envelope   vermelho contendo dinheiro numa cabeça de alface e a pendura em frente a   porta da frente. O leão aborda então a alface como um gato curioso,   "engole" a alface e cospe fora as folhas, mas não o dinheiro. Supõe-se   que a dança do leão traga boa sorte e fortuna para o negócio, e os   dançarinos recebem o dinheiro como recompensa (além deste aspecto   lúdico, o "cai qing" era encarado como um pedido de proteção formal; ao   aceitar o presente, a escola de Kung Fu cujos alunos realizavam a  dança,  comprometia-se a vir em socorro do comerciante caso seu  estabelecimento  fosse assaltado). A tradição tornava-se assim, uma  transação mútua.
Outros tipos de "verduras" (青) podem também ser usados para desafiar a trupe, quando, por exemplo, potes de abacaxi, laranja, banana e pedaços de cana-de-açúcar são usados para criar barreiras. A dança é também realizada em outras ocasiões importantes incluindo festivais chineses, cerimônias de inauguração de negócios e casamentos tradicionais.
Hoje em dia, os negócios não exigem muito dos dançarinos, e este é um dinheiro fácil para as escolas de artes marciais. Nos dias de antanho, a alface eram erguidos entre 4,5 e 6 metros de altura e somente artistas bem treinados em artes marciais podiam alcançar o dinheiro. Estes eventos tornaram-se um desafio público. Uma grande quantia de dinheiro era oferecida, e a platéia esperava um bom espetáculo. Algumas vezes, se leões de várias escolas de artes marciais abordavam a alface ao mesmo tempo, imaginava-se que os leões deveriam lutar para decidir quem seria o vencedor.
Os leões tinham de lutar com refinados movimentos de leão, em vez dos estilos caóticos de luta de rua. A platéia então julgava a qualidade das escolas de artes marciais de acordo com o que os leões haviam lutado. Dado que a reputação das escolas estava em jogo, as lutas eram geralmente ferozes, mas civilizadas. O leão vencedor usaria então métodos criativos e habilidades de artes marciais para alcançar a recompensa pendente nas alturas. Alguns leões podiam dançar sobre pernas de pau e alguns podiam formar pirâmides humanas compostas por seus colegas de escola. Os dançarinos e as escolas ganhavam elogios e respeito, em acréscimo à grande recompensa financeira, quando se saíam bem.
Outros tipos de "verduras" (青) podem também ser usados para desafiar a trupe, quando, por exemplo, potes de abacaxi, laranja, banana e pedaços de cana-de-açúcar são usados para criar barreiras. A dança é também realizada em outras ocasiões importantes incluindo festivais chineses, cerimônias de inauguração de negócios e casamentos tradicionais.
Hoje em dia, os negócios não exigem muito dos dançarinos, e este é um dinheiro fácil para as escolas de artes marciais. Nos dias de antanho, a alface eram erguidos entre 4,5 e 6 metros de altura e somente artistas bem treinados em artes marciais podiam alcançar o dinheiro. Estes eventos tornaram-se um desafio público. Uma grande quantia de dinheiro era oferecida, e a platéia esperava um bom espetáculo. Algumas vezes, se leões de várias escolas de artes marciais abordavam a alface ao mesmo tempo, imaginava-se que os leões deveriam lutar para decidir quem seria o vencedor.
Os leões tinham de lutar com refinados movimentos de leão, em vez dos estilos caóticos de luta de rua. A platéia então julgava a qualidade das escolas de artes marciais de acordo com o que os leões haviam lutado. Dado que a reputação das escolas estava em jogo, as lutas eram geralmente ferozes, mas civilizadas. O leão vencedor usaria então métodos criativos e habilidades de artes marciais para alcançar a recompensa pendente nas alturas. Alguns leões podiam dançar sobre pernas de pau e alguns podiam formar pirâmides humanas compostas por seus colegas de escola. Os dançarinos e as escolas ganhavam elogios e respeito, em acréscimo à grande recompensa financeira, quando se saíam bem.

Três estrelas que cercam a lua:   é colocado dinheiro em forma de alface cercado por três laranjas, é  uma  rotina básica para desenvolver habilidades em novos dançarinos.
Sete estrelas que cercam a lua:   requer mais habilidade e equilíbrio, uma panela redonda com pouca água  e  algumas moedas, sete laranjas e uma alface, após comer as laranjas  ou  mexericas e cuspindo para o ar, para comer a alface o leão pula em  cima  da panela se equilibrando nas beiradas e cuidadosamente come a  alface e  recolhe as moedas.
Cobra venenosa bloqueia a estrada:   uma lança sobre um banco (pantan) com duas mexericas representando os   olhos, apontada para cima, o leão salta para cima e para o banco   tragando a cobra, o dançarino de trás joga fora a lança, outro aspecto é   quando o leão luta com a lança ou osso contra adversários e nessa  lutas  utiliza somente a boca para as manobras enquanto se equilibra  sobre o  banco lanceando e brandindo.
Leão cruza ponte:  A forma  mais simples desta rotina é usar um banco (pantan), são  colocadas três  xícaras próximas aos três pés do branco. Em cima do  banco o dançarino  movimenta a cabeça e pula de um lado e do outro e  remove cuidadosamente  as três xícaras. Para praticantes mais  experientes cruzar o rio em (05)  cinco bancos, três se empilham um  sobre o outro e os outros ficam  dispostos em paralelo, o leão deve  atravessar a ponte procuras a comida e  retornar “requer muito  equilíbrio”.
Superstições
Os chineses são muito supersticiosos. Existem muitas coisas sobre o Leão que você absolutamente não pode fazer, por exemplo:
- Quando um Leão entra em um novo restaurante, ele vai até a cozinha e curva-se em saudação, para trazer boa sorte.
- Quando o Leão sai, ele deve sempre fazê-lo de costas. A pessoa que faz o rabo sempre sai primeiro. Alguns grupos não sabem disso e fazem com que a cabeça do Leão saia primeiro, o proprietário vê isto como má sorte.
- Outro grupo se aproxima de um tacho cheio de água onde tem um peixe vivo, o Leão deve pegar o peixe e devolvê-lo ao proprietário do restaurante e isto traz boa sorte.
- Faz parte da tradição chinesa dar coisas para o Leão, tais como alface ou até pedaços de cana no formato do personagem designado um ano específico. O Leão deve recolher as oferendas na ordem reversa daquelas que foram colocadas.
- É de costume pendurar coisas na porta de entrada para atrair os Leões, de modo que eles tragam boa sorte para o ano novo, pode-se pendurar dinheiro em barbante ou colocá-lo em um envelope.
Formação do grupo
- Quando um Leão entra em um novo restaurante, ele vai até a cozinha e curva-se em saudação, para trazer boa sorte.
- Quando o Leão sai, ele deve sempre fazê-lo de costas. A pessoa que faz o rabo sempre sai primeiro. Alguns grupos não sabem disso e fazem com que a cabeça do Leão saia primeiro, o proprietário vê isto como má sorte.
- Outro grupo se aproxima de um tacho cheio de água onde tem um peixe vivo, o Leão deve pegar o peixe e devolvê-lo ao proprietário do restaurante e isto traz boa sorte.
- Faz parte da tradição chinesa dar coisas para o Leão, tais como alface ou até pedaços de cana no formato do personagem designado um ano específico. O Leão deve recolher as oferendas na ordem reversa daquelas que foram colocadas.
- É de costume pendurar coisas na porta de entrada para atrair os Leões, de modo que eles tragam boa sorte para o ano novo, pode-se pendurar dinheiro em barbante ou colocá-lo em um envelope.
Formação do grupo
Tambor: normalmente é o Mestre da escola
Pratos: (1 a 3) os alunos mais velhos
Gongo: o aluno mais velho da escola.
Cabeça do Leão: o aluno mais habilidoso e corajoso.
Cauda do Leão: o aluno mais forte.
Monge Dà Tóu Fó - 大頭佛, “Buda cabeçudo” ou “Monge da cabeça grande”, personagem que segundo a tradição simboliza simplicidade e nobreza de sentimentos, para com a natureza e os animais. Durante a dança tem papel importante, pois de certa forma conduz o Leão mostrando-lhe o caminho por onde deve passar.
Uma dança demora de 20 a 30 minutos ou mais.
Pratos: (1 a 3) os alunos mais velhos
Gongo: o aluno mais velho da escola.
Cabeça do Leão: o aluno mais habilidoso e corajoso.
Cauda do Leão: o aluno mais forte.
Monge Dà Tóu Fó - 大頭佛, “Buda cabeçudo” ou “Monge da cabeça grande”, personagem que segundo a tradição simboliza simplicidade e nobreza de sentimentos, para com a natureza e os animais. Durante a dança tem papel importante, pois de certa forma conduz o Leão mostrando-lhe o caminho por onde deve passar.
Uma dança demora de 20 a 30 minutos ou mais.
Fonte: http://www.kungfumao.com.br/dancaleao.htm 
1ª TURMA CURSO DA DANÇA DO LEÃO - NATAL / RN 2007
 Participação de representantes de outros estados, CE e PB além de alunos e professores de outros estilo.
2° CURSO DA DANÇA DE LEÃO - ARACAJU/SE 2008
 Mestre Edilson Moraes ao centro e Prof. Marcelo Ramos/SE, Sifu Jucivaldo/BA e prof. Marcelo Sena / RN e alunos Sergipanos - Realizado no dia 31 de maio de 2008 em Aracaju/SE.
http://dancadeleao.blogspot.com/



